sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

U_AMB Portfólio G2

Tucano bico verde
Foto: Roberta Hoffmann
ZOO GRAMADO
Professor: Fernando Pires
ULBRA 

Paisagem
Foto: Roberta Hoffmann
Reserva ecologica sitio Familia Lima 
Professor: Fernando Pires
ULBRA 




Guaiba 
Foto: Roberta Hoffmann
Noiva do Cai II
Professor: Fernando Pires
ULBRA 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

U_AMB Matéria orgânica e Detritos urbanos





Fotos inspiradas em Manuel Costa




U_AMB Resenha da Palestra Ita Kirsch e Bala Blauth




      Ita Kirsch e Bala Blauth, são casados, buscavam encontrar uma fonte de ganhar dinheiro na  Fotografia Ambiental. Começaram a pesquisar mercado para saberem com o que estariam competindo e decidiram fazer inicialmente fotos da costa do Brasil. Na fotografia de natureza o maior desafio foi conseguirem apoio e patrocínio ficando as vezes na procura por até um ano.
     O estúdio Ita Kirsch se especializou em imagens do Brasil e hoje conta com um banco de dados com mais de 150 mil arquivos. Para proteger essas imagens sempre fazem back up em 2 mídias hd externo e dvd.
      Ita e Bala viajaram 17 meses pelo Brasil fotografando povos indígenas pois consideram ser os únicos que ainda preservam culturas antigas.
           A base de todo trabalho é muito simples, dormindo em barracas ou no próprio carro. Atualmente, o casal tem focado muito no Brasil por se tratar de sangue e terra, emoção e coração. Ita fotografa e Bala se encarrega da produção e a parte financeira que como ela  disse não tão legal. Quanto ao retorno financeiro, Bala afirma:
 "Graminha, arvores e passarinhos também  rendem dinheiro."
           Expor em  espaços culturais, bancos, corredores e até hospitais, usar o equipamento que possuem que com sorte esta pode vir a se torna a sua marca, tentar parcerias com gráficas, escritores e mídias. Outro conselho  é de focar  muitos anos no mesmo projeto, e esperar pela hora certa de cada ação.
          Como já falado, fotografia de natureza não é um dos retornos mais breves e deve-se seguir seu olhar
independente da moda. Quem ama fotografia se abraça de muita técnica e não de sorte. Crie um Flickr  uma pagina no Facebook, exitem soluções baratas para mostrar seu trabalho. Aconselham que mesmo sem dinheiro devemos expor o trabalho, mostrar-se para o mercado.
 "Fotografia tem que ser vista".



U_AMB RESENHA OS FOTÓGRAFOS DA NATIONAL GEOGRAPHIC



      Os fotógrafos da National Geographic superam limites para registrar momentos históricos da natureza, ficando assim dias meses ou até mesmo o ano inteiro para tentar conseguir que seus trabalhos se tornem capa da revista, os fotógrafos se deparam com situações até mesmo perigosas para si próprios. Suas técnicas são variadas, como por exemplo, quanto mais criativa for a luz mais valor técnico a foto terá, tentando encher os olhos dos espectadores.

U_AMB Bioma e Ecossistema


Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.
O termo "Bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements[1] definindo-o como uma unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude. Podem, em alguns casos, ser caracterizados de acordo com a existência ou não de fogo natural. Com o passar dos anos, a definição do que é um bioma passou a variar de autor para autor



Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.[1]
Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga, mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.
São chamados agroecossistemas quando além destes fatores, atua ao menos uma população agrícola. A alteração de um único elemento pode causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente. O conjunto de todos os ecossistemas do mundo forma a Biosfera.

Fonte: Wikipédia