Fotos: Roberta Hoffmann
ULBRA 2011/1
Professor Fernando Pires
*Violência Física
*Violência Psicológica
*Violência Verbal
O que fazer se for uma vítima de violência
-grite socorro
-chame a policia 190
-procure assistencia juridica
-procure apoio.
A violencia domestica um problema universal que atinge todas as classes sociais muitas vezes silenciosa.
Violência Doméstica, segundo alguns autores, é o resultado de agressão física ao companheiro ou companheira. Para outros o envolvimento de crianças também caracterizaria a Violência Doméstica.
A vítima de Violência Doméstica, geralmente, tem pouco auto estima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material. O agressor geralmente acusa a vítima de ser responsável pela agressão, a qual acaba sofrendo uma grande culpa e vergonha. A vítima também se sente violada e traída, já que o agressor promete, depois do ato agressor, que nunca mais vai repetir este tipo de comportamento, para depois repeti-lo.
Em algumas situações, felizmente não a maioria, de franca violência doméstica persistem cronicamente porque um dos cônjuges apresenta uma atitude de aceitação e incapacidade de se desligar daquele ambiente, sejam por razões materiais, sejam emocionais. Para entender esse tipo de personalidade persistentemente ligada ao ambiente de violência doméstica poderíamos compará-la com a atitude descrita como co-dependência, encontrada nos lares de alcoolistas e dependentes químicos.
Fonte: IBGE,FOLDER ULBRA,WIKEPEDIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário